Santa Cruz do Rio Pardo melhorou seu desempenho no Programa Município Verde/Azul (PMVA), na edição 2018, mas não foi o suficiente para receber nesta quinta-feira (20) em São Paulo a Certificação. A solenidade foi no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador Marcio França.

O município obteve a nota 48,81 e ficou 155ª posição do ranking, composto por 645 cidades. A nota de Santa Cruz do Rio Pardo evoluiu 385.2% em relação ao ano passado. Em 2017, no primeiro quadrimestre a cidade registrou 13,43, 366ª posição no estado, no segundo quadrimestre 11,09, 420ª posição e no terceiro quadrimestre 10,06, 409ª posição.

Para receber o “Certificado Município VerdeAzul”, Santa Cruz do Rio Pardo tinha que ter atingido a nota superior a 80 pontos e ter preenchido os requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo (pessoa responsável no município por articular as ações do programa). Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

A última vez que o município atingiu uma nota superior a 80 pontos foi em 2015, quando recebeu 82,34, sendo qualificado como 81º município do estado melhor em eficiência de gestão ambiental.

Apenas 69 cidades conseguiram atingir a meta para receber o selo que qualificação em 2018. Na região, somente São Pedro do Turvo conseguiu atingir o número necessário, 92,63. Conquistando a 6ª posição entre as melhores cidades em gestão ambiental do estado neste ano.

Melhor do estado
O município de São José do Rio Preto é o primeiro colocado no ranking ambiental do Estado de São Paulo em 2018, com 94,65 pontos no total.

O programa
Iniciado em 2007, o Programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

Confira as notas obtidas por Santa Cruz do Rio Pardo desde 2015 e as diretivas que são avaliadas para obtenção do selo Município Verde/Azul:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here